quarta-feira, 15 de abril de 2015

O que se Entende por Fabricação Digital e Prototipagem?

Nos últimos anos, o rápido avanço da indústria da computação, principalmente o desenvolvimento do CAD e dos métodos de projeto auxiliados por computador, propicia a área da arquitetura grandes avanços, e essa nova possibilidade tem causado grande impactos perceptíveis desde o início do projeto até a sua fase final da construção. Esse avanço, fez com que novas técnicas e metas fossem introduzidas no mercado, e assim novas ferramentas foram aparecendo, principalmente na vida do arquiteto. A fabricação digital e a prototipagem são responsáveis pela produção de modelos geométricos digitais diretamente para a produção de artefatos físicos, desde maquetes em escala e protótipos em tamanho real até peças finais para a construção, neste caso voltado para a área da arquitetura. O processamento tridimensional está se tornando um procedimento padrão, uma vez que seu uso permite a visualização, como colaboradora da compreensão espacial, bem como complemento e caminho para a confecção de modelos rapidamente prototipados. Esse método de produção se destina a produzir copias idênticas de um mesmo produto, sendo um sistema adaptável para produção de uma ampla variedade de formas diferentes. Esse método é conhecido como “mass customization”.

Série de imagens com o desenho em RhinoCAM e foto do mesmo fragmento no contexto da obra construída. A geometria não-euclidiana de Gaudí fez com que sua obra fosse considerada um mistério. Hoje, com os programas de CAD é possível criar modelos geométricos paramétricos das formas desenhadas à mão pelo arquiteto.
Fonte: disponível em:<http://au.pini.com.br/arquitetura-urbanismo/177/imagens/i81049.jpg Acesso em: 10/04/2015.


A produção agora passa a ser coordenada por um sistema de computador, diferentemente do processo construtivo nos métodos antigos. Os métodos de produção automatizada podem ser classificados de acordo com sua finalidade, pelo número de eixos com que trabalham e segundo a maneira com que produzem os objetos.
 Quanto a finalidade podem ser destinados a produção de protótipos, conhecida como prototipagem; ou destinados a produção de produtos finais para serem empregados diretamente na obra, referidos como sistema de fabricação ou manufaturas.
Quanto ao número de dimensões podem apresentar tipicamente duas dimensões, duas dimensões e meia e três dimensões conhecido como 3D, considerados como efetivamente tridimensional.

Modelação 3D e Fabricação digital em impressora 3D 

Na confecção dos objetos, eles podem ser do tipo subtrativo, formativo ou aditivo. No sistema subtrativo, um bloco de material é desbastado seletivamente por fresas que se movem automaticamente em diversas direções (tipicamente em três eixos), ou ainda com o auxílio de um eixo rotatório que movimenta o bloco para diminuir a necessidade de deslocamento da fresa. Já o sistema formativo, assemelha-se a um molde versátil, sendo capaz de se adaptar a diferentes formas. No sistema aditivo, as camadas de material, são sobrepostas sucessivamente, até que o objeto tridimensional seja formado. Neste último caso, ocorre a necessidade de um software para criar fatias horizontais do modelo digital, que são impressas, solidificadas ou cortadas, e coladas umas sobre as outras.
Os métodos de produção ainda podem ser subdivididos de acordo com o tipo de material que utilizam: sólido, líquido ou em lâminas.

Modelação 3D e Fabricação digital em impressora 3D  Marcenaria de prototipagem criada pelo designer e empreendedor, Pedro Terra.

Através da evolução digital, tanto a fase do projeto quanto da construção, utilizando os equipamentos de prototipagem e fabricação digitais, estão modificando e renovando a maneira como o arquiteto projeta e chega ao produto final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário